Morar junto é tão saudável para o casal quanto o casamento

A coabitação – ou morar junto – traz os mesmos benefícios ao casal que um casamento formal, indica estudo. Na realidade, segundo os autores, em termos de saúde, autoestima e bem-estar psicológico, o casamento oferece pouca vantagem em comparação a simplesmente viver junto.

Pesquisadores da Faculdade de Ecologia Humana da Universidade Cornell, nos EUA, acompanharam mais de 2,7 mil pessoas solteiras, com mais de seis anos, para ver o que aconteceria quando eles entrassem em um relacionamento ou se casassem. Os dados do estudo foram tirados de pesquisas nacionais feitas nos EUA no final de 1980 e início de 1990.

Os participantes classificaram sua saúde geral e felicidade, e também responderam perguntas que visavam avaliar a sua autoestima, depressão, e a força de seus laços com amigos e familiares. Durante o período de estudo, cerca de 900 participantes se casaram ou começaram a viver com um parceiro (a) romântico.

De acordo com os resultados, publicados no periódico Journal of Marriage and Family, em geral, tanto o casamento quanto a coabitação representaram um pequeno aumento no bem-estar. Aqueles que se casaram ou começaram a viver com um parceiro tiveram níveis mais altos de felicidade e menores níveis de depressão em comparação com os solteiros.

No entanto, os participantes que coabitavam eram mais felizes e tinham uma maior autoestima do que aqueles que eram casados. Segundo Kelly Musick, principal autora do estudo, isso pode acontecer porque a coabitação oferece mais espaço para a independência e crescimento pessoal, o que pode ser particularmente importante para algumas pessoas em certas fases da vida.

“Por um lado, as experiências de casamento e convivência tornaram-se cada vez mais semelhantes. Mas, por outro lado, o casamento pode ainda realizar um maior status social do que a coabitação”, conclui Musick.

Fonte: Band
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s